segunda-feira, 7 de maio de 2012

Trote Estudantil

Autor - Alexandre R. da Silva - 3ºB

      Nas universidades brasileiras é comum, a cada inicio de ano letivo, aplicar-se o chamado "trote" nos alunos novatos, que são chamados calouros ou "bichos". O trote é basicamente um rito de passagem onde os veteranos estabelecem tarefas aos calouros, algumas tais como pintura corporal, raspagem de cabelo, pedágio e outros.
   É interessante ter brincadeiras no primeiro contato de um jovem com a universidade, desde que as brincadeiras não sejam humilhantes, constrangedoras e que não prejudiquem nenhuma lesão física ou moral.
Mas, em muitas universidades, não ocorre essa consciência com os trotes. Muitos deles são violentos, causando constrangimento nos novatos a ponto até de causar desistência do curso. Os veteranos humilham os novatos fazendo com que eles sintam-se inferiores.
    Algumas universidades já estão adotando outro tipo de trote, o trote solidário, onde os veteranos e calouros fazem tarefas como arrecadação de alimentos, doação de sangue e pedágio solidário.  
  Esse tipo de pratica deveria ser adotada há muito tempo, pois é uma maneira sadia de receber os ingressantes, fazendo com que tenham, desde o inicio de sua graduação, a consciência de voltar suas praticas sociais em beneficio de toda a comunidade.