sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Laura e o Minidicionário



Laura pegou aquele livrinho pequeno e bem gordinho da prateleira e leu, bem devagarinho, o que estava escrito na capa:

- Mmmiinniiiii....diciionÁAAAAAriiiiO... DA lííínnguuuA  P-O-R-T-U-G-U-E-S-a.

Depois, repetiu com muita segurança:

- MINIDICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA!

A garotinha ficou feliz porque conseguiu ler, mas ficou confusa. O que significa isso?
Então, abriu o livro e começou a folhear as suas páginas.
Laura ficou intrigada! Esse livro era diferente, não contava nenhuma história de princesa, nem falava do Saci Pererê. Nele havia um montão de palavras, todas organizadinhas.  Muitas, muitas palavras, todas juntinhas! Mas não havia nenhum desenho, nenhuma pintura. Por quê?
Laura ficou triste, porque adora livros com figuras e esse não tinha nenhuma. Mas ela não desistiu, porque Laura é muito curiosa. Ela abriu a primeira página e viu:

a.ba.ca.te sm. fruto do abacateiro
a.ba.ca.tei.ro sm.  Árvore de até 20 m, cultivada por seus frutos ovais com semente esférica envolta por nutritiva polpa verde e amarelada, esp. us. Em saladas e sobremesas.

Não entendeu muito bem porque as palavras estavam escritas assim, separadinhas, nem o que significava sm, mas percebeu que nesse livrinho estava o significado de muitas, muitas palavras. Palavras que ela nem conhecia!
Então, ela quis desvendar o segredo de todas as palavras, o que cada uma delas dizia. Pensou que esse livrinho poderia ajudá-la, pois ele conhecia o significado de  todas elas. Porém, duvidou:

- Será que tem todas as palavras do mundo aqui? Acho que não... Será que tem essa palavra estranha “minidicionário”? E como será que eu faço para encontrar essa palavra no meio de tantas outras palavras?

Vamos ajudar a Laura a entender um pouco melhor essa situação?

Você já viu um livro como esse que Laura encontrou? Onde? O que você fez com ele? Se você já conhece esse livro, conte a Laura como foi sua experiência, você ficou surpreso, como ela?

Qual é a função do livro que Laura encontrou? Por que ele poderia ser útil?
a-) Divertir as pessoas.
b-) Narrar uma história.
c-) Ajudar as pessoas a entender o significado de palavras da língua portuguesa.
d-) Ensinar às pessoas como plantar um abacateiro.

Para quem esse livro pode ser importante?
a-) Somente para as crianças que estão aprendendo a ler.
b-) Para todas as pessoas que gostariam de conhecer o significado de alguma palavra.
c-) Somente para autores de livros, jornalistas e professores de língua portuguesa, porque somente eles devem conhecer as palavras.
d-) Para os estrangeiros, que são os únicos que não conhecem o significado das palavras portuguesas.

Qual é o nome dado ao livro que ajuda as pessoas a entender melhor o significado das palavras?

Um dicionário contem apenas os significados das palavras da língua portuguesa ou podem existir outros tipos de dicionários? Você consegue pensar em algum exemplo diferente de dicionário?

Ajude Laura a compreender melhor como se utiliza um dicionário. Explique a ela como poderia encontrar a palavra “minidicionário” no meio de tantas outras palavras.
- Caso você ainda esteja com dúvidas sobre como utilizar o dicionário, você pode assistir ao vídeo Quem tem medo de dicionário, na postagem Minidicionário.

Você sabe dizer a Laura porque as palavras estão separadas no dicionário? E o que significa sm, que vem antes do significado da palavra encontrada?

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Minidicionário

Para as nossas aulas de Língua Portuguesa este ano será muito importante que, além do material disponibilizado pela escola, como o livro didático, o caderninho do aluno e o kit do aluno, você transforme o minidicionário em seu companheiro inseparável.

Algumas pessoas torcem o nariz para essa figurinha tão importante. Tem preguiça de procurar o significado das palavras, ou até vergonha. Mas isso é bobagem!

O dicionário é uma ferramenta muito importante para todas as pessoas, nos ajuda a compreender melhor os textos na medida em que entendemos o significado das palavras e dá segurança sobre a grafia de um termo, quando temos dúvida sobre a maneira mais adequada de escrever uma palavra. Todos deveriam carregar um minidicionário consigo, até mesmo nas aulas de Ciências, História, Geografia, ou seja,  sempre que formos escrever e/ou ler um texto.

Portanto, é importante que você compre o seu. Se você for um estudante cuidadoso, esse dicionário irá acompanhá-lo até o Terceiro Ano do Ensino Médio, ou até mesmo na Faculdade! Você irá utilizá-lo bastante, isso eu, como professora de Português, garanto!

Para saber um pouco mais sobre o dicionário, veja as informações no link abaixo:

http://super.abril.com.br/cultura/qual-foi-primeiro-dicionario-443552.shtml

Para aprender a utilizar o dicionário, assista ao vídeo abaixo e pense nas questões:



Devemos ter vergonha de utilizar o dicionário?
Como localizamos um termo?
Apenas localizar um termo é suficiente ou devemos levar outras coisas em consideração, como o contexto?